Fiabilidade e validez do polígrafo e teste. | Precisão, Margem de erro aceitável

A fiabilidade e validez de um teste do polígrafo são termos importantes na matéria do polígrafo e muitas vezes confundidos. É importante explicar estes dois termos e a realidade do polígrafo com respeito à fiabilidade e à validez de um teste do polígrafo.
É importante em primeiro lugar fazer uma diferenciação entre a fiabilidade do polígrafo como instrumento e de um teste do polígrafo.
O polígrafo é um instrumento médico que mede e registra alterações fisiológicas de forma contínua. Um polígrafo que esteja funcionando normalmente vai medir as reações fisiológicas com fiabilidade, é dizer o que o polígrafo mede é realmente as alterações emitidas pelo organismo humano. Essas medições são completamente fiáveis.
Quando se fala da fiabilidade de um teste de polígrafo se refere ao fato de se o teste realmente está medindo o que diz medir. Neste caso realmente podemos dizer que estamos a medir se um examinado está sento verdadeiro ou mentiroso com respeito a um assunto específico.
A fiabilidade de um teste do polígrafo depende das técnicas e formatos utilizados durante um teste de polígrafo. Diferentes técnicas e formatos foram validados em ensaios realizados em laboratórios, o que significa que estes ensaios foram realizados em diferentes lugares com as mesmas condições para validar realmente a fiabilidade de uma técnica e formato.
As técnicas utilizadas por Polígrafo Brasil correspondem ás técnicas validadas e reconhecidas pelos Standards de ASTM (American Society for Testing and Materials) e variam entre 85% a 91% de fiabilidade.